Publicidade

Postada em 22/05/2018 ás 23h21 - atualizada em 23/05/2018 ás 00h03
COPA DO MUNDO - Bonecas Matrioskas (Bonecas Russas)
Trabalhando a Cultura Russa - País da Copa 2018
COPA DO MUNDO - Bonecas Matrioskas (Bonecas Russas)

COPA DO MUNDO 2018

Cultura Russa: Atividade maravilhosa para se trabalhar o tema COPA DO MUNDO 2018



Há, antes de continuar, saiba que tenha acesso a centenas de Atividades como está em nossas Apostilas de Artes! Baixe um Resumo de todas Apostilas CLICANDO AQUI.



Matrioska é um brinquedo artesanal e tradicional da Rússia. Também conhecida como “boneca russa”, a matrioska é caracterizada por reunir uma série de bonecas de tamanhos variados que são colocadas uma dentro das outras.



De acordo com a cultura russa, as matrioskas simbolizam a ideia de maternidade, fertilidade, amor e amizade. O fato de uma boneca sair de dentro de outra maior representa o ato do parto, quando a mãe dá à luz a sua filha e, consequentemente, a filha dá à luz a outra criança, e assim sucessivamente. Para os russos, presentear alguém com uma matrioska é um sinal de grande afeto e desejo de vida longa e feliz. As matrioskas são tradicionalmente feitas de madeira e em formato cilíndrico. As feições e características das bonecas são detalhadas através da pintura manual.



Por norma, as matrioskas podem abrigar entre 6 e 7 bonecas de diferentes tamanhos, sendo que a menor fica no interior de todas e, ao contrário das outras, não possui uma abertura na sua estrutura. Originalmente, as matrioskas surgiram no Japão, mas acabaram por ser incorporadas à cultura russa. Aliás, o nome “matriohska” foi escolhido como uma tentativa de adaptar a boneca originalmente japonesa à cultura russa, sendo que durante o final do século XIX a maioria das meninas russas se chamavam Matriona.



Atualmente, as matrioskas representam um dos principais objetos artesanais da cultura russa. A importância das bonecas russas é tão grande que em 2001 foi inaugurado o Museu da Matrioska, em Moscou. (Fonte: https://www.significados.com.br/matrioska/).





Material:



MOLDE DAS MATRIOSKAS (Disponível em nossa Apostila Vol. 06)

 Molde das bonecas

 Lápis de pintar

 Tesoura

 Cola branca

 Cartolina preta



Como fazer:

Apresente para os alunos uma série de fotos de diferentes bonecas matrioskas e discuta suas características e história. Em seguida, distribua os moldes e peça para que comecem a esboçar o rosto das bonecas.





Agora recorte a cabeça das bonecas e cole no corpo para dá início ao desenho do traje das matrioskas. Uma característica marcante dessa boneca é a presença de seu xale! Sendo assim, não esqueça de desenhar um belo xale para nossas personagens! O figurino também é bem elaborado e cheio de detalhes. Com calma vai se desenhando seus traços delicados. Para finalizar faça um belo colorido!





Confira o Resultado de nossos Artistas: 



















Gostou? Conheça todas nossas Apostilas de Artes clicando neste link: www.apostiladeartes.com.br. 



OBTENHA O MOLDE DESTA ATIVIDADE EM NOSSA APOSTILA DE ARTES VOL. 06 laugh



Entre em contato conosco através de nosso WhatsApp: 83 - 996550628 heart


FACEBOOK

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - Apostila de Artes

Site desenvolvido pela Lenium